
Grande ator, reconhecido como mestre da arte da palhaçaria, Zumba foi também um incentivador do cinema universitário. É um dos rostos que mais se repete nos filmes do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. Emprestou o seu talento e carisma, o seu olhar sereno, doce e profundo a vários personagens. Deu corpo ao sonho de jovens cineastas e ajudou a lançar as suas carreiras. Esta mostra é uma pequena homenagem a esse grande artista que nos deixou em 2025. Assista abaixo a quatro filmes da UFPA e conheça os personagens aos quais Zumba deu vida.
Fotógrafo de Família

Zumba interpreta Castelo, um fotógrafo que não consegue se adaptar ao digital. A mudança da tecnologia reflete a incompreensão do personagem sobre o seu lugar no mundo.
Manoel
O Porteiro Quase Aposentado

Zumba é o prestativo porteiro Manoel, que espera ansiosamente pela aposentadoria. Seu neto, que estuda cinema, decide registrar o último dia de trabalho do avô em um documentário.
Meia Noite

Zumba é o Fazendeiro. Na companhia de seu cachorro, ele testemunha um fenômeno inexplicável.
Ladrão

Em apenas duas cenas do filme, Zumba volta a interpretar um porteiro, dessa vez sem nome. Quando seu caminho cruza com o do protagonista, ele opta por não ajudá-lo.