Crítica do filme Esse Navio Vai Afundar

Por Rennan Braga /

O curta experimental Esse Navio Vai Afundar, lançado em 2024 pelo diretor universitário paranaense Luc da Silveira, narra a história de um casamento que, antes mesmo de acontecer, já estava destinado ao fracasso. A narrativa é apresentada por meio de gravações em super 8, que, combinadas com a trilha sonora, transmitem a sensação de que algo não está certo naquela cerimônia e traz pro público uma experiência que vai ser difícil de esquecer.

Em seus seis minutos o curta conta a história de um casamento entre sons e frames tremidos para ilustrar para o público a verdade que não estava sendo contada desde o início entre os noivos, a mentira e a infidelidade por um deles. Utilizando o gênero do experimental, o diretor conseguiu não apenas contar a história narrativa, mas criar uma experiência sinestésica que envolve e aproxima o público desde a primeira cena em que nos mostra o início da cerimônia com cores estouradas e o rosto dos participantes borrados para trazer o aspecto de estranhamento que vai caminhar por toda a duração do curta, o que lembra os curtas do David Lynch por ele dar prioridade para a experiência em vez da história em si.

Nos minutos finais o curta traz uma sequência de repetições sonoras, com sons de estalos como se fosse um relógio misturado com sons de água, e visuais, com a imagem da noiva que se repete, o que nos leva à cena em preto e branco do curta que mostra a mesma sequência inicial da noiva chegando no altar. Mas, dessa vez, ao contrário, é como se o curta estivesse dando uma oportunidade para que os acontecimentos do casamento até seu final fossem anulados e que houvesse felicidade para os personagens.

O conceito do curta ser em super 8 é outro ponto a ser comentado, pois traz o clima de nostalgia que é muito usado para compor essa imagem de felicidade que não volta mais. No curta, a felicidade nunca chegou. Quando o diretor mescla essas imagens com efeitos em 3D que aparecem algumas vezes no curta, piscando na tela e em formatos circulares como bolhas, elas parecem ficar perdidas na história e no conceito da nostalgia que foi criada no decorrer do curta.Como um curta experimental, Esse Navio Vai Afundar se destaca por sua ousadia e originalidade, oferecendo uma proposta que, embora possa parecer desconcertante no início pela sua montagem e edição, cativa o público com imagens estranhas e únicas, com suas cores fortes e com granulados antigos que vão trazer uma forte sensação de nostalgia que se misturará com a singularidade da forma que a história está sendo contada.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *