Categoria: Cobertura do 8º Toró

  • Crítica do filme Pálido Ponto Vermelho

    Por Raphael Mendes / Pálido Ponto Vermelho, um curta-metragem brasileiro de horror e ficção científica escrito e dirigido por Kalel Pessoa, Lucas Parijós e Arthur Oliveira, utiliza o subgênero found footage e um contexto jornalístico fictício para explorar questões contemporâneas como desastres ambientais e a efemeridade da vida, enquanto faz uma crítica ao sensacionalismo e…

  • Crítica do filme Penumbra

    Por Tais Gouveia No filme Penumbra, roteirizado e dirigido por Jonathan Aguiar, da UJST, vemos o encontro vindo do além-túmulo de Enzo e sua avó Marcélia enquanto estes estão iluminados por velas na cozinha por conta de uma falta de energia na casa. Enquanto estão os dois na penumbra, eles têm uma conversa repleta de…

  • Filme Como Chorar Sem Derreter (Crítica 1)

    Por Ádria Sofia Dias Lage / Primeiro você está em uma sala de cinema com amigos. Em seguida, do lado de fora, ouvindo sua amiga dizer que quer ir para casa chorar e comentando (você, não ela) que adquiriu a habilidade, sem saber ao certo se boa ou ruim, de evitar (ou fugir) do choro…

  • Filme Como Chorar Sem Derreter (Crítica 2)

    Por Richerd Oliveira O curta “Como Chorar Sem Derreter”, dirigido por Giulia Butler e produzido pela faculdade PUC-RJ, traz Elizabeth e o problema que surgiu de forma repentina em sua vida em forma de uma condição de saúde negativa: Um bloqueio do canal lagrimal. Na primeira cena da obra, há uma floresta e uma pequena…

  • Crítica do filme Meio Éden

    Por Tainá Araújo Simões / Meio Éden é um filme de ficção de 2023 escrito e dirigido por Clara Estolano da Universidade Federal de Juiz de Fora e acompanha uma mulher que está sofrendo com a ausência de seu marido ou apenas aparenta estar. O filme começa mostrando a casa e fotos do casal espalhados…

  • Crítica do filme No Meio de Campo

    Por Lucas Koury / Disputa e torcida no jogo político são reimaginadas em analogia ao futebol no documentário No Meio de Campo, trabalho de conclusão da Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza, dirigido por Vinicius Menezes. Ao rememorar os eventos históricos das eleições presidenciais de 2022, o filme ressalta o aspecto popular…

  • Crítica do filme Literatura em Mural

    Por Mariana Correa / No curta documental Literatura em Mural, Klewerson Lima, que assina a direção da obra, apresenta as intermediações entre artes visuais e literatura ao registrar a concepção e execução de um mural na Universidade Federal do Pará, inspirado pela obra Flor de Gume, da escritora paraense Monique Malcher. O ponto de partida…

  • Crítica do filme Suposto Fim

    Por Marcelo Evangelista Barros / “Suposto fim” é um curta-metragem dirigido por Gustavo Kolan, da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), que conta a história de Bete, uma garota que sonha em ser escritora. Com a frustração de não conseguir se manter com a carreira, ela acaba trabalhando em um escritório, o que desencadeia nela o…

  • Crítica do filme Eric e Hemily

    Por Lucas Figueiredo / Eric é um jovem com gostos bem particulares: gosta de flores amarelas, carteiras decoradas, cadarços coloridos, livros de arquitetura, óculos de grau, cubo mágico e Roberto Carlos. Hemilly também tem seus próprios gostos: coleciona parafusos, gosta de tirar fotos de pombos e usa sandália com meias. Através de recortes da individualidade…

  • Crítica do filme A Colecionadora

    Por Kalel Pessoa / A Colecionadora é um curta-metragem de cinco minutos que explora a obsessão por moda e identidade por meio de uma narrativa simbólica e visualmente impactante. Dirigido por Rafaela Turkowski, o filme conta a história de uma jovem com aparência semelhante a uma boneca de porcelana, que busca capturar a essência da…

  • Crítica do filme Cartas de Sangue

    Por Heric Ferreira / O curta-metragem “Cartas de Sangue” foi escrito e dirigido por Lucas da Conceição no ano de 2023 e filmado em Belém e Ananindeua, no Pará, com algumas locações feitas na UFPA, onde o autor também é estudante. Trata-se de uma história que se passa no período atual, mas nutre um elemento…

  • Crítica do filme Partilha

    Por Stephanie Nascimento / Com direção de de Louise di Fátima, Partilha é um documentário que fala sobre performance de uma forma atravessa a câmera, você sente o aconchego. É sobre família, sobre arte, sobre dança. O documentário Partilha apresenta uma narrativa sensível e inspiradora, sobre como a dança transcende barreiras e gera conexões profundas,…