Categoria: Cinema Paraense
-
Crítica do filme Apoptosis
Por Kian Zwicker / Apoptosis é um curta-metragem de animação que, com apenas 15 minutos, nos leva a uma jornada de luto, solidão e o profundo impacto psicológico que a perda de um ente querido pode causar. Dirigido e animado por Brenda N. L. Bastos, graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Pará…
-
Crítica do filme O Reflexo do Lago
Por Stéphanie Nascimento / “O Reflexo do Lago” (Amazon Mirror) é um documentário de 1h19 minutos que foi dirigido por Fernando Segtowick e foi lançado em 2020. O filme explora de forma poética os impactos socioambientais devido a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, que foi concluída na década de 1980. A Usina…
-
Crítica do Filme Rouxinol
Por Ângelo Souza / Rouxinol, segundo curta-metragem produzido pela Matilha Filmes e dirigido por Diego Maia, apresenta um romance experimental sob a perspectiva distorcida de seus personagens. Na trama, um homem e uma mulher vivem uma realidade monocromática, alternando entre cenários insípidos, góticos, melancólicos e solitários. Cercados por esse mundo, tornam-se reflexo dele ao enxergar…
-
Crítica do Filme Apoptosis
Por Daniel Clemente / O curta de animação Apoptosis é uma obra de ficção científica que nos faz refletir sobre a fragilidade da vida e a solidão da existência. Com uma ilustração impressionante, que mistura realismo e surrealismo, o curta nos transporta para um cenário de futuro apocalíptico, onde a natureza está morta e a…
-
Crítica do Filme Flor do Mal
Por Adso Sabado / É preciso coragem para o cineasta se arriscar em colocar o nome em uma produção com estética e técnicas tão exóticas e diferentes das já sacramentadas e denominadas como “normais”. É, deveras, empolgante ver como o curta como “A Flor do Mal” foge do habitual na, talvez, mais famigerada das camadas…
-
Crítica do Filme Côncavo
Por Louise Di Fátima “Côncavo” é um curta-metragem experimental com duração de 7 minutos, dirigido e escrito por Eduarda Falesi e Gabriel Darwich em 2021. De acordo com a descrição da obra no canal da Ondina Studio no YouTube, o filme explora o período de enclausuramento e a confusão temporal gerada pela pandemia, proporcionando uma…
-
Crítica do filme Pálido Ponto Vermelho
Por Raphael Mendes / Pálido Ponto Vermelho, um curta-metragem brasileiro de horror e ficção científica escrito e dirigido por Kalel Pessoa, Lucas Parijós e Arthur Oliveira, utiliza o subgênero found footage e um contexto jornalístico fictício para explorar questões contemporâneas como desastres ambientais e a efemeridade da vida, enquanto faz uma crítica ao sensacionalismo e…
-
Crítica do filme Cartas de Sangue
Por Heric Ferreira / O curta-metragem “Cartas de Sangue” foi escrito e dirigido por Lucas da Conceição no ano de 2023 e filmado em Belém e Ananindeua, no Pará, com algumas locações feitas na UFPA, onde o autor também é estudante. Trata-se de uma história que se passa no período atual, mas nutre um elemento…
-
Crítica do filme Partilha
Por Stephanie Nascimento / Com direção de de Louise di Fátima, Partilha é um documentário que fala sobre performance de uma forma atravessa a câmera, você sente o aconchego. É sobre família, sobre arte, sobre dança. O documentário Partilha apresenta uma narrativa sensível e inspiradora, sobre como a dança transcende barreiras e gera conexões profundas,…
-
Filme Me Ame Como É Pra Amar (Crítica 2)
Por Thiffany Martins / Me Ame Como é Pra Amar é um curta-metragem roteirizado e dirigido por Lucas Blanco, e produzido pela Infinita Produções, como projeto de trabalho de conclusão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. O filme conta a história de Nicolas, um garoto que, após a perda da mãe, enfrenta dificuldades…
-
Filme Me Ame Como É Pra Amar (Crítica 1)
Por Kian Zwicker / Me Ame Como É Pra Amar, curta-metragem dirigido e escrito por Lucas Blanco, aborda de forma íntima e sensível as diversas formas de amor. Lucas, egresso do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, constrói uma narrativa que explora os desafios da aceitação e os impactos do luto dentro de uma…