
Por Euclides Neto Rodrigues Barbosa /
El Concierto, apesar de ser uma obra simples, dirigido por Sarah Luz e Rita Afonso, alunas do curso Cinema e Audiovisual da Ufpa, evoca uma forte sensação de nostalgia, resgatando elementos dos primórdios do cinema, quando as películas eram em preto e branco e as narrativas, muitas vezes, mais diretas. A história é simples e de fácil entendimento, não que isso seja ruim, para um curta de apenas 5 minutos é perfeito. O som que no início pode ser desconfortante logo se explica o porquê dele ser ruim, desta forma ficando mais fácil compreender os incômodos que ele nos faz sentir.
A estrutura do filme remete aos trabalhos de Charlie Chaplin, especialmente pela simplicidade da história e o uso de humor visual. Lembra muito O Ditador e Tempos Modernos, dois filmes atemporais que estão marcados na história do cinema. El Concierto não chegar a ser um filme mudo, pois o som do filme é essencial para entender a dinâmica do curta, porém ainda tem os intertítulos usado em filmes mudos, ou seja, é uma mescla de nostalgia com um pouco do cinema atual, o que deixa a experiência ainda mais agradável para o espectador.
Mesmo sendo um projeto de baixo orçamento feito por alunos, a execução técnica é impressionante. A fotografia captura bem a essência dos momentos emocionais, enquanto o som complementa a atmosfera de forma eficiente. Destaca-se, também, a coloração, que foi utilizada com sensibilidade para reforçar a clareza da história e a mensagem final do curta. Em curtas como esses, não dá para ser duro na questão da atuação, pois normalmente os próprios alunos atuam em seus curtas e todos sabemos que uma boa atuação precisa de prática e estudo. Quanto à atuação no curta em si, foi boa, pois conseguiram transmitir de forma simples os sentimentos dos personagens.
Assim, o filme mostra que uma boa ideia, aliada a um esforço cuidadoso na execução, pode resultar em uma obra memorável. No entanto, talvez uma maior complexidade na narrativa ou um desenvolvimento mais profundo dos personagens pudesse enriquecer ainda mais o curta. O enquadramento captou bem os personagens e os itens usados em cena, eles tiveram noção de espaço e não ficou algo apertado, pois os personagens se moviam livremente sem sair de cena, acredito que uma câmera mais profissional poderia ter ajudado mais, mas vale ressaltar que é um curta produzido por alunos, muitos deles iniciantes no curso. Os realizadores ainda estão nos primeiros semestres e não tiveram todas aulas sobre os aspectos técnicos que poderiam auxiliar em uma melhor execução do projeto.
Mas para o que foi feito e do jeito que foi feito está magnífico, quem sabe um dia com investimento esse curta possa ser refeito e virar uma obra ainda mais memorável e possa quem sabe alcançar mais espectadores e assim talvez figurar como uma grande obra na história do cinema.
Deixe um comentário